Petróleo e gás natural com aço inox

Apesar de ser considerado um produto finito, a produção de petróleo continua em ritmo forte em diversos países, inclusive no Brasil. Da mesma forma ocorre com o gás natural, cuja demanda tem apresentado contínuo crescimento e isso agita o mercado mundial de aço inox, que envia insumos para áreas de produção.

O radar das petroleiras se volta para regiões onde existem reservas comprovadas ou se encontram próximas à infraestrutura dos campos maduros. Nessa indústria, que enfrenta ambientes agressivos com elevada acidez naftênica, os materiais precisam garantir resistência à corrosão e resistência mecânica. A cadeia de fornecedores oferece diversos tipos de aços inoxidáveis que estão aí para dar uma resposta à altura das demandas energéticas deste momento.



Flanges

A indústria de óleo e gás enfrenta ambientes agressivos, o que exige a utilização de materiais com elevadas resistência à corrosão e tenacidade, propriedades presentes nos diversos tipos de aços inoxidáveis. Como o flange é um elemento que une dois pontos de uma tubulação, a elevada resistência à corrosão precisa evitar o ataque por frestas e por pitting. Na montagem, um cuidado que deve ser tomado: utilizar parafusos de inox com resistência à corrosão semelhante para evitar a corrosão galvânica.

Aço inox – 304, 316 e dúplex 2205 e 2304



Válvulas

As válvulas em aço inox resistem a condições de pressão elevada e a uma enorme quantidade de líquidos, gases e também os sólidos em suspensão. Um exemplo de aplicação de válvulas em aço inox são as de esfera, planejadas para a utilização em alguns tipos de operações que exigem maior resistência, por exemplo, em refinarias, em que a resistência ao desgaste é um ponto fundamental.

Aço inox – 304, 316 e dúplex 2205 e 2304



                                                                                                            fonte:www.abinox.org.br

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?